Disciplina: Língua Portuguesa Prof.: Evanete B. Lima Ano: 6º Bimestre: 1º/2011
Você está recebendo uma prova e um cartão-resposta no qual assinará seu nome, Instituição de Ensino, Turma, data, ano de escolaridade e marcará a letra correspondente a sua resposta. Não rasure a prova e nem marque mais de uma opção no cartão para que sua prova não seja invalidada.
TEXTO I
Livre para voar
TEXTO II
Um amor de boto
(Chico Bento, Nº17 – Editora Globo. Setembro de 1987)
1) Em relação às características dos textos em quadrinhos, os textos I e II não têm em comum
a) balões de fala
b) metáforas visuais
c) linhas de movimento
d) onomatopeias
2) No segundo quadrinho do texto I prevalece o emprego do
a) adjetivo e substantivo
b) artigo e adjetivo
c) artigo e substantivo
d) artigo e verbo
3) Num país com várias regiões como o Brasil, temos várias formas de falar a nossa língua. Em relação a esses vários falares, é incorreto afirmar que
a) a fala dos personagens do texto I é mais informal em relação ao texto II.
b) o texto II busca expressar na escrita uma forma de falar coloquial.
c) em “Uai, Chico!” o autor reproduziu o modo de falar do mineiro (texto II).
d) aos diferentes falares nos dois textos chamamos de variantes regionais.
4) O segundo quadrinho do texto I só não expressa a ideia de
a) conformidade
b) contraste
c) oposição
d) contrariedade
5) Em relação aos elementos da narrativa, não é possível identificar nos dois textos
a) personagens
b) narrador
c) espaço
d) conflito
TEXTO III
O menino poeta
O menino poeta
não sei onde está.
Procuro daqui
procuro de lá.
Tem olhos azuis
Ou tem olhos negros?
Parece Jesus
Ou índio guerreiro?
(...)
O vizinho ali
disse que acolá
existe um menino
com dó dos peixinhos.
Um dia pescou
— pescou por pescar —
um peixinho de *âmbar
coberto de sal.
depois o soltou
outra vez nas ondas.
Ai! Que esse me-nino
Será, não será?...
Certo peregrino
—passou por aqui—
conta que um menino
das bandas de lá
furtou uma estrela.
(...)
A estrela num choro
o menino rindo.
Porém de repente
—menino tão lindo!—
subiu pelo morro,
tornou a pregá-la
com três pregos de ouro
nas saias da lua.
Ai! Que esse menino
Será, não será?
Procuro daqui
procuro de lá.
O menino poeta
Quero ver de perto
Quero ver de perto
para me ensinar
as bonitas coisas
do céu e do mar
(Henriqueta Lisboa)
* âmbar: que tem um tom entre o acastanhado e o amarelado.
6) Em relação às características do texto, é incorreto afirmar que
a) há um “eu poético” que fala no texto.
b) há completa ausência de rimas .
c) há o emprego da linguagem figurada (não real).
d) há o emprego de interjeição e pontuação expressiva.
7) Em relação à acentuação das palavras, não se pode afirmar que
a) no texto III não se fez uso de proparoxítonas.
b) peregrino é uma paroxítona não acentuada.
c) lá, com e três são monossílabos tônicos.
d) “está” e “será” têm a mesma classificação.
8) O “eu poético” questiona se o “menino das bandas de lá” é poeta
a) porque o menino furtou uma estrela.
b) porque a estrela chorou ao ser tirada do seu lugar.
c) porque o menino é muito lindo!
d) porque o menino tornou a pregar a estrela nas saias da lua.
9) O “eu poético” acha que o menino poeta (marque a opção correta)
a) é um índio guerreiro de olhos negros.
b) entende das coisas do céu e do mar.
c) tem olhos azuis e a aparência de Jesus .
d) é um pescador piedoso que adora as ondas.
10) O desejo do “eu poético” expresso na última estrofe demonstra que (marque a opção correta)
a) o “eu poético” se sensibilizou com a história contada pelo vizinho.
b) o “eu poético” se sensibilizou com a história contada pelo peregrino.
c) o “eu poético” se sensibilizou com as duas histórias contadas no poema.
d) as histórias não tiveram influência sobre o desejo do poeta.
11) Não expressam contraste as seguintes expressões
a) “um peixinho de âmbar / coberto de sal”
b) “Procuro daqui / procuro de lá”
c) “O vizinho ali / disse que acolá”
d) “A estrela num choro / o menino rindo”
12) Considerando os três textos, é incorreto afirmar que
a) o título do texto I se refere às coisas do céu.
b) o título do texto II se refere às coisas do mar.
c) a personagem do 1º quadrinho (texto I) expressa poesia na fala.
d) os três textos têm em comum a presença de um narrador.
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