segunda-feira, 23 de maio de 2011

avaliação bimestral

Disciplina: Língua Portuguesa         Prof.: Evanete B. Lima        Ano: 6º       Bimestre: 1º/2011

Você está recebendo uma prova e um cartão-resposta no qual assinará seu nome, Instituição de Ensino, Turma, data, ano de escolaridade e marcará a letra correspondente a sua resposta. Não rasure a prova e nem marque mais de uma opção no cartão para que sua prova não seja invalidada.

TEXTO I

Livre para voar

(Sesinho, ano 7, Nº74. Publicação do Sesi)

TEXTO II

Um amor de boto

(Chico Bento, Nº17 – Editora Globo. Setembro de 1987)


1) Em relação às características dos textos em quadrinhos, os textos I e II não têm em comum

a) balões de fala

b) metáforas visuais

c) linhas de movimento

d) onomatopeias


2) No segundo quadrinho do texto I prevalece o emprego do

a) adjetivo e substantivo

b) artigo e adjetivo

c) artigo e substantivo

d) artigo e verbo


3) Num país com várias regiões como o Brasil, temos várias formas de falar a nossa língua. Em relação a esses vários falares, é incorreto afirmar que

a) a fala dos personagens do texto I é mais informal em relação ao texto II.

b) o texto II busca expressar na escrita uma forma de falar coloquial.

c) em “Uai, Chico!” o autor reproduziu o modo de falar do mineiro (texto II).

d) aos diferentes falares nos dois textos chamamos de variantes regionais.


4) O segundo quadrinho do texto I só não expressa a ideia de

a) conformidade

b) contraste

c) oposição

d) contrariedade


5) Em relação aos elementos da narrativa, não é possível identificar nos dois textos

a) personagens

b) narrador

c) espaço

d) conflito


TEXTO III

O menino poeta


O menino poeta

não sei onde está.

Procuro daqui

procuro de lá.

Tem olhos azuis

Ou tem olhos negros?

Parece Jesus

Ou índio guerreiro?

(...)

O vizinho ali

disse que acolá

existe um menino

com dó dos peixinhos.

Um dia pescou

— pescou por pescar —

um peixinho de *âmbar

coberto de sal.

depois o soltou


outra vez nas ondas.

Ai! Que esse me-nino

Será, não será?...

Certo peregrino

—passou por aqui—

conta que um menino

das bandas de lá

furtou uma estrela.

(...)

A estrela num choro

o menino rindo.

Porém de repente

—menino tão lindo!—

subiu pelo morro,

tornou a pregá-la

com três pregos de ouro

nas saias da lua.

Ai! Que esse menino

Será, não será?

Procuro daqui

procuro de lá.

O menino poeta

Quero ver de perto

Quero ver de perto

para me ensinar

as bonitas coisas

do céu e do mar

(Henriqueta Lisboa)

* âmbar: que tem um tom entre o acastanhado e o amarelado.

6)  Em relação às características do texto,  é incorreto afirmar que

a) há um “eu poético” que fala no texto.

b) há completa ausência de rimas .

c) há o emprego da linguagem figurada (não real).

d) há o emprego de interjeição e pontuação expressiva.

7) Em relação à acentuação das palavras, não se pode afirmar que

a) no texto III não se fez uso de proparoxítonas.

b) peregrino é uma paroxítona não acentuada.

c) lá, com e três são monossílabos tônicos.

d) “está” e “será” têm a mesma classificação.

8) O “eu poético” questiona se o “menino das bandas de lá” é poeta

a) porque o menino furtou uma estrela.

b) porque a estrela chorou ao ser tirada do seu lugar.

c) porque o menino é muito lindo!
d) porque o menino tornou a pregar a estrela nas saias da lua.


9) O “eu poético” acha que o menino poeta (marque a opção correta)

a) é um índio guerreiro de olhos negros.

b) entende das coisas do céu e do mar.

c) tem olhos azuis e a aparência de Jesus .

d) é um pescador piedoso que adora as ondas.

10) O  desejo do “eu poético” expresso na última estrofe demonstra que (marque a opção correta)

a) o “eu poético” se sensibilizou com a história contada pelo vizinho.

b) o “eu poético” se sensibilizou com a história contada pelo peregrino.

c) o “eu poético” se sensibilizou com as duas histórias contadas no poema.

d) as histórias não tiveram influência sobre o desejo do poeta.

11) Não expressam contraste as seguintes expressões

a) “um peixinho de âmbar / coberto de sal”

b) “Procuro daqui / procuro de lá”

c) “O vizinho ali / disse que acolá”

d) “A estrela num choro / o menino rindo”

12) Considerando os três textos, é incorreto afirmar que

a) o título do texto I se refere às coisas do céu.

b) o título do texto II se refere às coisas do mar.

c) a personagem do 1º quadrinho (texto I) expressa poesia na fala.

d) os três textos têm em comum a presença de um narrador.



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