domingo, 13 de fevereiro de 2011

Colégio Estadual Bairro Jardim América
Língua Portuguesa/Literatura

Dependência – Ano: 2011

Programa para o 8º ano/Ensino Fundamental

Professora Evanete B. Lima


Objetivos específicos:

  • Observar os aspectos característicos dos gêneros textuais abaixo:

conto, crônica, romance, poema, cordel, canção, notícia, propaganda, tira, história em quadrinhos (HQs), charge.

  • Observar a funcionalidade (função), fina lidade e nível de formalidade do texto conforme a situação interlocutiva.

  • Observar o foco narrativo do texto (1ª ou 3ª pessoa).

  • Reconhecer o s elementos da narrativa e seus aspect os ficcionais e não ficcionais: narrador, personagens, enredo (s equência de acontecimentos), tempo, espaço. Observar a incorporação de dados da realidade no universo ficcional.

  • Relacionar linguagem verbal à não verbal.

  • Identificar os interlocutores (emissor e receptor) no interior do texto.

  • Identificar os efeitos de ironia e/ou hu mor nas charges.

  • Observar o encadeamento lógico do texto (coesão e coerência): estabelecer relação de causa e conseqüência entre partes e elementos do texto e entre as informações verbais e os recursos gráficos (tabelas, gráficos, ilustrações). Reconhecer os elementos responsáveis pela coesão textual (con ectivos).

  • Reconhecer os elementos caracterizadores do substantivo (adjetivo, locuções adjetivas e orações adjetivas) e elementos circunstanciais (advérbios, expressões adverbiais, orações adverbiais).

  • Observar a concordância entre sujeito e verbo e a transitividade do verbo.

  • Perceber a ocorrência de variação na língua, reconhecendo, nos textos, características regionais.

  • Reconhecer o caráter denotativo (linguagem literal) ou conotativo (linguagem figurada) do texto.


Atividades a serem realizadas

I. Resolução de 20 questões, com base no conteúdo programático (abaixo).

II. Para resolução das questões, além do uso do dicionário, fazer a leitura do Prólogo e do capítulo 19 (Despedidas) do livro crepúsculo de Stephanie Meyer e do conto Noite de Almirante de Machado de Assis. Esse material está disponível no seguinte BLOG:

http://evanete-projetomsf.blogspot.com/

III. Avaliação presencial.


Conteúdo Programático

Gênero textual, elementos da narrativa, aspecto ficcional e não ficcional, linguagem verbal e não verbal, elementos da comunicação (emissor e receptor), discurso direto e indireto, ironia e humor na charge, relação de causa e consequência, coesão textual, conectivos, substantivo, adjetivo, locução adjetiva, oração adjetiva, pronome relativo, advérbio, expressões adverbiais, oração adverbial, conjunções, concordância entre sujeito e verbo, transitividade verbal, variação lingüística, denotação e conotação.


TEXTO I

Prólogo e Despedidas (Crepúsculo, cap. 19 – Stephenie Meyer)

1) O livro Crepúsculo se insere no gênero Romance. Indique características desse gênero que possam justificar essa afirmativa.

2) Identifique os elementos da narrativa no trecho “Bella? ―— Charlie estava na sala e já se colocara de pé.

3) Identifique o narrador da história e destaque um fragmento que contenha elementos que justifiquem sua resposta.

4) “gritei para ele através de minhas lágrimas, que agora fluíam sem parar.”

“A meia velha de tricô que continha minhas economias secretas.”

Os elementos destacados nos fragmentos acima são classificados gramaticalmente como pronome relativo.

a) Classifique as orações introduzidas por esses elementos.

b) Identifique os termos aos quais esses elementos fazem referência.

5) Um dos modos de estruturar um texto é a partir do emprego de elementos circunstanciais, que funcionam como conectivos (ou conectores) responsáveis pela coesão ou união lógica dos termos no enunciado. Nos fragmentos a seguir, indique as ideias contidas nos conectivos destacados.

a) “Minha mente estava vazia enquanto eu tentava pensar.

b) “Voz baixa mas animada”.

C)Apesar de ainda estar confuso, seu aperto era firme.”

d) “Ele me girou para que o olhasse.”

6) Das opções acima, indique aquela cujo elemento destacado pode ser substituído pela expressão embora.

7) “Charlie batia na minha porta.

– Bella, você está bem? O que aconteceu? – Sua voz estava assustada.” A quem se refere o termo destacado?

8)– Ele não está aqui – disse Edward, tenso. – Vamos.

Emmet estendeu a mão para me ajudar a sair do arnês.

– Não se preocupe, Bella – disse ele numa voz baixa mas animada –, vamos resolver as coisas por aqui rapidamente.

a) Quantos interlocutores estão evidenciados no fragmento acima?

b) Identifique as marcas lingüísticas que os evidenciam.

9) A narrativa em questão está estruturada a partir do discurso direto ou indireto? Indique marcas desse discurso empregadas no fragmento abaixo.

“Edward pegou minha mão.

– Encoste – disse ele enquanto a casa e Charlie desapareciam atrás de nós.

– Posso dirigir – eu disse através das lágrimas que caíam por meu rosto.”

10) Classifique os verbos destacados nos fragmentos abaixo quanto a sua transitividade.

a) “Minhas lágrimas me davam inspiração.”

b) “– Pensei que você gostasse dele.”

c) “A picape não oscilou nem um centímetro.”

11) As palavras podem ser empregadas no texto em sentido denotativo (real) ou conotativo (figurado). Identifique em que sentido empregou-se o termo destacado no fragmento abaixo e indique uma palavra que possa substituí-lo, sem alterar o sentido do texto.

“Laurent entendeu. Ele deliberou por um momento. Seus olhos atingiram cada rosto, e por fim varreram a sala iluminada.”

12) Identifique, no fragmento abaixo, os elementos caracterizadores dos substantivos e classifique-os gramaticalmente.

“Persianas de metal começaram a selar a parede de vidro.”

13) Destaque do prólogo o fragmento no qual se estabelece uma relação de causa e conseqüência.


TEXTO II

Noite de almirante (Machado de Assis)

14) Em relação ao texto em questão:

a) Identifique o gênero do texto e três de suas características presentes na estrutura de “Noite de almirante”.

b) Identifique o foco narrativo.

c) Relacione o título do conto com o enredo da narrativa.

d) Nessa narrativa, Machado mescla o discurso direto e o indireto.

d.1) Em “Deolindo declarou, com um gesto de desespero, que queria matá-lo”, identifique o tipo de discurso e diferencie-o do outro.

d.2) “— Juro por Deus que está no céu; a luz me falte na hora da morte.” Reescreva esse fragmento, empregando o discurso indireto e fazendo as alterações necessárias.

15) O narrador de Noite de almirante é onisciente, ou seja, é capaz de saber o que se passa na cabeça do personagem. Indique um fragmento do texto que comprove essa afirmativa.

16) Que fragmento do texto evidencia um momento em que o narrador se dirige diretamente ao leitor para fazê-lo refletir sobre a

situação de Deolindo e Genoveva?

17) Identifique se as expressões destacadas abaixo foram empregadas em sentido denotativo ou conotativo. De acordo com a resposta, indique o significado de cada uma.

a) “Estiveram prestes a dar uma cabeçada”.

b) “Concorda que nem todas seriam para os beiços dele.”

c) “Genoveva andava com a cabeça virada.”


TEXTO III

http://www2.uol.com.br/angeli

18) Identifique o gênero do texto III e defina-o.

19) Relacione o título do texto com os outros elementos verbais, considerando o modo como estão dispostos.

20) Ao observar o contexto desse texto gráfico, percebe-se que a palavra “organizada” foi empregada com um sentido oposto ao que deveria ser. O autor diz o contrário daquilo que quer dar a entender. Que efeito ele provoca com esse recurso?

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