domingo, 6 de fevereiro de 2011

Textos de divulgação científica ajudam alunos a aprender ciência
Escrito por AGÊNCIA NOTISA

Ter, 25 de Janeiro de 2011 21:48

Porém, estudo mostra que a intervenção dos professores é fundamental para a absorção dos conceitos. 


AGÊNCIA NOTISA – Estudos sugerem que a divulgação científica pode trazer potenciais benefícios para o ensino, advindos do contato com o tipo de linguagem e argumentos presentes nestes textos e por meio da discussão de temas recentes relacionados ao desenvolvimento da ciência, trazendo informações contextualizadas e atuais. No estudo, “ uso de textos de divulgação científica para o ensino de conceitos sobre ecologia a estudantes da educação básica”, professores da Casa da Ciência do Hemocentro de Ribeirão Preto, comprovam que isso é verdade.

No estudo, publicado em 2010 na revista Ciência & Educação (Bauru), os mestres explicam que, nas escolas, os principais textos utilizados no ensino de ciências são aqueles presentes nos livros didáticos, que trazem uma visão fragmentada e desarticulada em praticamente todas as áreas do conhecimento. E no ensino de ecologia não é diferente.

“Porém, os conceitos não podem ser vistos de forma fragmentada, ou seja, o ambiente não é fragmentado e todos os componentes de um ecossistema interagem entre si de maneira complexa. Para aprender ecologia se exige, além do entendimento dos conceitos isolados, a articulação entre eles para se entenderem as interações entre os seres vivos e o ambiente e o funcionamento dos diversos ecossistemas do planeta”, afirmam André Perticarrari e colegas no artigo.

Com esse objetivo, o grupo da Casa de Ciência desenvolveu o projeto Folhetins, que consistiu na leitura, estudo e discussão de um texto de divulgação científica sobre ecologia. O projeto foi desenvolvido com 33 alunos do Ensino Básico, a maioria do Ensino Fundamental das redes pública e particular das cidades de Ribeirão Preto, Luis Antonio e Pradópolis, no interior de São Paulo. 

“Este trabalho mostrou que o folhetim é uma forma diferente de apresentar vários temas de maneira inovadora, articulando os conceitos que, muitas vezes, são trabalhados de forma fragmentada pelo livro didático”, consideram.

Porém, os resultados do estudo demonstram que, apesar dos conteúdos estarem nos livros didáticos ou em um texto de divulgação científica, a relação professor-aluno é fundamental para que os alunos alcancem os objetivos mais complexos, ou seja, para que consigam fazer articulações mais profundas entre os diferentes conceitos.

 “É fundamental destacar o papel do professor como agente ativo no processo educacional, uma vez que seu trabalho vai além do simples ato de ministrar aulas, passando a agir como um orientador dos alunos. Cabe a ele promover a articulação dos diferentes conceitos, conduzindo os alunos a perceberem as relações entre os diferentes fenômenos”, ressaltam.

Para ver os resultados completos da pesquisa, acesse: 
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132010000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt.

Textos de divulgação científica ajudam alunos a aprender ciência 

Agência Notisa (science journalism – jornalismo científico)

Fonte: http://www.jornaldiadia.com.br/jdd/cs/48964-textos-de-divulgacao-cientifica-ajudam-alunos-a-aprender-ciencia-

Acesso em 6/2/2011

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